Enviando...

4.1k visualizações

Quinta, 30 de agosto de 2018 por Redação BoaDiversão

Mostra feminista 'Século XXI: Mulheres, Ação!' estreia no Rio

Evento ocupa Cinémaison e Cinemateca do MAM RJ de 3 a 9 de setembro

  • compartilhar

  • whatsapp Google+

Foto: Divulgação

 Filme Audre Lorde é uma das obras selecionadas para a mostra

De 3 a 9 de setembro, a mostra feminista Século XXI: Mulheres, Ação! ocupa o Cinémaison e a Cinemateca do Museu de Arte Moderna do Rio. Com o objetivo de fomentar e ampliar a discussão sobre o que é ser mulher nos dias atuais, a mostra exibe 34 filmes com temáticas feministas, além de promover debates, batalha de poesia, piquenique, danças, entre outras atividades completamente gratuitas.

Entre os filmes selecionados para a mostra, oito deles são obras inéditas do acervo do instituto feminista Centre Audiovisuel Simone de Beauvoir, de Paris. O evento inclui ainda 25 produções nacionais, dentre eles, “Chega de Fiu-Fiu”, de 2018, “Mate-me, por favor”, de 2015 e “Sou feia mas to na moda", de 2005. Já os debates traz especialistas que permeiam os temas “Chega de Assédio”, “Maternidade: uma escolha”, “Lesbianidade, ação!” e “Protagonismo Negra”.

Aulas de yoga, massagem, danças, aulas marciais, vendas de livros, mapas astrais, piqueniques, e outras atividades encerram o evento no dia 9 de setembro, no MAM. A mostra parte, então, para São Paulo, onde permanece no Instituto Moreira Salles até 16 de setembro. O Cinémaison fica situado na Avenida Presidente Antônio Carlos, 58, Centro. Já o MAM RJ fica na Avenida Infante Dom Henrique, 85, Praia do Flamengo.


Programação Dia a Dia

CINEMAISON

Dia 3 de setembro, segunda-feira

19h30 – Abertura

20h – Cerimônia breve de abertura e exibição dos filmes

“Thokozani Football Club: Team Spirit”, de Thembela Dick (doc, África do Sul, 2014, 22min)

SINOPSE: Um time de futebol formado de mulheres lésbicas, que vivem sua paixão e lutam contra o ódio e a homofobia.

“Baronesa”, de Juliana Antunes (híbrido, Brasil, MG, 2017, 70min)

SINOPSE: Andreia quer se mudar. Leid espera pelo marido preso. Vizinhas em um bairro na periferia de Belo Horizonte, elas tentam se desviar dos perigos de uma guerra do tráfico e evitar as tragédias trazidas junto com a chuva.

 

CINEMATECA

Dia 4 de setembro, terça-feira

14h - Sessão Século XXI

“Chega de Fiu-Fiu”, de Amanda Kamanchek Lemos e Fernanda Frazão (doc, SP, 2018, 73min)

SINOPSE:As cidades foram feitas para as mulheres? O filme Chega de Fiu Fiu narra a história de Raquel, Rosa e Teresa, moradoras de três cidades brasileiras que, por meio de ativismo, arte e poesia resistem e propõem novas formas de (con)viver no espaço público.

16h - Sessão Simone de Beauvoir

“Sois belle et tais-toi !”, de Delphine Seyrig (doc, França, 1976, 1h55min)

SINOPSE:A musa da Nouvelle Vague francesa, a atriz Delphine Seyrig dirige um documentário onde entrevista vinte e quatro atrizes, francesas e americanas, sobre suas experiências profissionais no cinema, suas funções e relacionamentos com diretores e equipes técnicas. Um relatório coletivo bastante negativo, em 1976, sobre uma profissão que apenas permite papéis estereotipados e alienantes.

18h - Sessão #MulheresAção

“Precisamos falar do assédio”, de Paula Sacchetta (doc, SP, 2016, 80’)

SINOPSE: Na semana da mulher, de 7 a 14 de março de 2016, uma van-estúdio parou em nove locais em São Paulo e no Rio de Janeiro. O objetivo era coletar depoimentos de mulheres vítimas de qualquer tipo de assédio. Ao todo, 140 decidiram falar.

20h – DEBATE - Chega de Assédio

 

Dia 5 de setembro, quarta-feira

14h - Sessão Século XXI

“Que horas ela volta?”, de Anna Muylaert (fic, SP, 2015, 1h52min)

SINOPSE:Val é uma nordestina que deixa sua filha aos cuidados de parentes em Pernambuco para trabalhar como babá numa família de classe alta em São Paulo. Treze anos mais tarde, ela tornou-se uma segunda mãe para o menino Fabinho. A ação do filme começa quando Jéssica, sua filha adolescente, vai para São Paulo prestar vestibular.

16:30h - Sessão Simone de Beauvoir

“Accouche !”, de Ioana Wieder (doc, França, 1977, 49min)

SINOPSE:Mulheres gritam enquanto Frédéric Leboyer finge dar à luz sem dor ... A partir dos depoimentos de várias mulheres, uma crítica e uma análise das práticas médico-hospitalares, e um questionamento sobre o instinto materno.

18h - Sessão #MulheresAção

“Clandestinas”, de Fádhia Salomão (fic, SP, 2014, 24min)

SINOPSE:Histórias de mulheres que abortaram ilegalmente no Brasil

+ “Aborto do Outros”, de Carla Gallo (doc, SP, 2008, 1h12min)

SINOPSE:A experiência de mulheres que viveram o aborto em quatro hospitais públicos do Brasil, e aborda maternidade, afetividade, intolerância, solidão e a questão da ilegalidade.

20h – DEBATE - Maternidade: uma escolha

 

Dia 6 de setembro, quinta-feira

14h - Sessão Século XXI

“Mate-me, por favor”, de Anita Rocha da Silveira (fic, RJ, 2015, 1h45min)

SINOPSE:Na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro, uma onda de assassinatos sombrios assola a região. O que começa como uma curiosidade mórbida para os jovens locais, lentamente começa a modificar suas vidas.

16h - Sessão Simone de Beauvoir

“Le FHAR – Le Front Homosexuel D'Action Révolutionnaire” (doc, França, 1971, 26min)

+ “Qui a peur des amazones?” (doc, Suíça, 2003, 27min), ambos de Carole Roussopoulos

SINOPSES:Dois filmes da feminista francesa Carole Roussopoulos. O primeiro, sobre a primeira manifestação de rua gay e lésbica na França, em Paris, a FHAR (Frente Homossexual de Ação Revolucionária). O segundo, sobre a comunidade lésbica em Genebra, apropriadamente chamada - Lestime - como uma afirmação de orgulho, abertura e força.

18h - Sessão #MulheresAção

“Arremate”, de Éthel Oliveira (doc, RJ, 2017,25min)

SINOPSE:Através da confecção de roupas que vão além do gênero, tramas de afetos se constroem entre a Baixada Fluminense e a Lapa.

+ “Amor maldito”, de Adelia Sampaio (fic, SP, 1984, 1h16min)

SINOPSE:Baseado numa história real, o filme mostra a relação amorosa entre a executiva Fernanda e a ex-miss Sueli. Reprimida pela sua família evangélica e conservadora, Sueli comete suicídio. Fernanda é acusada de responsável pela morte da companheira e julgada por um tribunal preconceituoso.

Homenagem à diretora Adelia Sampaio.

20h – DEBATE - Lesbianidade, ação!

 

Dia 7 de setembro, sexta-feira

14h - Sessão Século XXI

“Mulheres no Funk”, de Luisa Nolasco (doc, RJ, 2013, 13min)

SINOPSE:O discurso de mulheres que vivem no universo do funk carioca. A fala de Maysa, Priscila e Sabrina, que buscam espaço para colocar sua voz neste contexto.

14h13 - “Sou feia mas tô na moda”, de Denise Garcia (doc, RJ, 2004, 61min)

SINOPSE:As mulheres têm cada vez mais invadido os bailes funk cariocas e nesse mercado, MC's e bondes femininos são o que fazem o sucesso da noite.

16h - Sessão Simone de Beauvoir

“Audre Lorde – The Berlin Years 1984 to 1992, de Dagmar Schultz” (doc, Alemanha, 2012, 1h24min)

SINOPSE:O filme explora um lado pouco conhecido da vida da escritora negra, uma época em que ela ajudou o movimento africano alemão a emergir, antes e depois da queda do Muro de Berlim e da reunificação alemã. Audre Lorde inspirou mulheres negras alemãs e as encorajou a escrever e a publicar, afirmando suas identidades, direitos e cultura, numa sociedade que as isolava e silenciava.


18h - Sessão #MulheresAção

Curtas-metragens do programa Protagonismo Negra:

“Tia Ciata”, de Mariana Campos e Raquel Beatriz (doc, RJ, 2017, 26’);

“Travessia”, de Safira Moreira (doc, RJ, 2017, 5’);

“Privilégios”, de Rosa Miranda (doc, RJ, 19', 2018) ;

“A boneca e o silêncio”, Carol Rodrigues (fic, SP, 2015, 19’);

“Manual”, de Letícia Simões (doc, RJ, 2016, 7’);

“O Rito”, de Cintia Lima (videoarte, PE, 2014. 7’ 40”)

“Kbela”, de Yasmin Thayná (doc, RJ, 2015, 20’)

20h – DEBATE - Protagonismo Negra

 

Dia 8 de setembro, Sábado

14h – Sessão Século XXI

“Meu corpo é político”, de Alice Riff (doc, SP, 2017, 1h12min)

SINOPSE:O cotidiano de quatro militantes LGBT que vivem na periferia de São Paulo. A partir da intimidade e do contexto social dos personagens, o documentário levanta questões contemporâneas sobre a população trans e suas disputas políticas. Elenco: Linn da Quebrada, Paula Beatriz, Giu Nonato, Fernando Ribeiro.

16h - Sessão Simone de Beauvoir

“Carole Roussopoulos, une femme à la câmera”, de Emmanuelle de Riedmatten (doc, Suíça, 2011, 1h16min)

SINOPSE:Um retrato da fundadora do Centre Audiovisuel Simone de Beauvoir, Carole Roussopoulos (1945 - 2009), pioneira em vídeo de câmeras portáteis na França, no início dos anos 1970. Por meio de trechos de seus filmes, imagens de arquivo e entrevistas com familiares e amigos, a trajetória de uma documentarista que filmou o Movimento de Libertação Feminina, ocupações de fábricas e exigências dos direitos dos gays e que, durante toda a vida, deu voz aos desconhecidos, aos “sem voz”, participantes de lutas sociais e de movimentos de emancipação.

18h - Sessão Simone de Beauvoir

“Portrait de Simone de Beauvoir”, de Alice Schwarzer (doc, Alemanha, 1974, 45min)

SINOPSE:A escritora francesa recebe em seu apartamento a jornalista alemã Alice Schwarzer, que criou o jornal EMMA e escreveu vários livros sobre a própria Simone de Beauvoir. Com humor e tom alegre, madame de Beauvoir nos apresenta os objetos que lhe são queridos, seus discos e livros. As duas mulheres falam sobre sua vida amorosa, sobre emancipação feminina e masculinidade. Participação especial de Jean-Paul Sartre, em Roma.

19h – PALESTRA

Nicole Fernández Ferrer, a diretora do Centre Audiovisuel Simone de Beauvoir fala de seu trabalho à frente deste instituto feminista, e suas impressões sobre os filmes brasileiros que assistiu ao longo do evento.

 

Dia 9 de setembro, domingo

Área externa:

A partir das 10h – Atividades livres: aulas de ioga, massagens, bambolês, piquenique, venda de produtos, ocupação geral

13h – Slam das Minas

 

Sala da Cinemateca:

14h – Sessão Século XXI

Curtas-metragens do programa Girl Power:

“Rainha”, de Sabrina Fidalgo (fic,RJ, 2016, 30’)

“Cores e Botas”, de Juliana Vicente (fic,SP, 15’, 2011)

“Gorda”, de Luiza Junqueira (doc, RJ, 15’, 2015)

“Castanho”, de Eduardo Valente (fic,RJ, 12’, 2002)

“Filme Catástrofe”, de Gustavo Vinagre (fic, SP, 19', 2017)

16h - Filme de encerramento: “Euvocêtodasnós”, de Ellen Paes e Rafael Figueiredo (doc,RJ, 2017, 53min)

SINOPSE: O filme mostra o crescimento do feminismo com a utilização da internet e, principalmente, das redes sociais para mobilizar e sensibilizar pessoas em torno de causas da mulher.

18h – Encerramento no RJ

  • compartilhar

  • whatsapp Google+
Notícias relacionadas » veja mais notícias

Opinião dos usuários (0)

    Mais recentes
    • Marcelo Camargo:

      farah festas...maravilhoso...na joatinga; vista , tipo de música, decoração, alimentação, boa companhia ( MARAVILHOSO )
      comer milho no bar bem em são conrado.....
      comer milho no bar “pot” em são conrado...
      ir nos motéis: Tokyo, Playboy, Xa Xa Xa, Barra tourist, Skorpios, Dunas, Marbella, Vip’s, King’s,
      Escort, Praia Linda, Verlaine no centro ( esse tinha que subir de elevador, e quando o elevador estava cheio ?....kkkk )
      Convés, Náu catrineta, Tarantella, Farol da barra, Oswaldo
      dancin days no morro da urca....
      ir num pub londrino em botafogo, rua bambina, não lembro mais o nome.....
      boate new York city rua visconde de pirajá.....
      um karaokê que ficava na josé linhares esq de humberto de campos, perto da selva de pedra.....
      comer pizza do bela blu do leme....
      comer pizza numa pizzaria na rua dos jangadeiros, esqueci o nome
      comer founde no le chalet suisse na xavier da Silveira...
      comer no maxim’s na torre do rio sul...
      loja de doce, não lembro o nome na visconde silva – Humaitá
      bob’s da constante ramos, azulejo preto....
      la mole da dias ferreira.....
      restaurante japonês, putz não lembro o nome, ficava na av Sernambetiba, logo no início do recreio, no meio do mato e da junto à lagoa...
      cine rian.....
      importadoras na galeria Menescal, camiseta da adidas, rosa com 03 listas azuis no ombro.
      chico’s bar, piano bar anexo do castelo da lagoa.....maravilhoso......!!!!
      pizzaria guanabara, massa relativamente doce....uma delícia
      boate castel / Palace Club, no posto 6 no lobby do hotel....eu era sócio lá....rsrs
      bar da lagoa, maravilhoso.......fácil conhecer alguém lá...!!
      chaika em frente ao itanhangá
      boate calígula, no início da prudente de morais.....
      quem estava procurando alguém.......barril 1800, castelinho, um bar que não lembro o nome, na esquina da vieira souto com farme de amoedo; não acredito, esqueci o nome daquele bar na delfim moreira esquina de rainha guilhermina.
      num destes 04 voce “arrumava” alguém....rsrsrs.
      Comprar pipa em Copacabana
      Ir na sorveteria “Zero” em Copacabana
      Beco das garrafas no lido
      Namorar dentro do carro no arpoador, tranquilo, sem bandidos
      Comer sanduiche submarino no gordon do Leblon.
      Fazer uma “média” na farmácia Piauí no Leblon....a primeira e única 24 horas da época
      Comer salgados na cirandinha – av Copacabana
      Sorvete ricco
      Comprar roupa na loja da tavares na avenida copacabana

    • Aline Costa:

      Bom dia !

    • Marcelo Camargo:

      rio anos 80

    • Marcelo Camargo:

      farah festas...maravilhoso...na joatinga; vista , tipo de música, decoração, alimentação, boa companhia ( MARAVILHOSO )
      comer milho no bar bem em são conrado.....
      comer milho no bar “pot” em são conrado...
      ir nos motéis: Tokyo, Playboy, Xa Xa Xa, Barra tourist, Skorpios, Dunas, Marbella, Vip’s, King’s,
      Escort, Praia Linda, Verlaine no centro ( esse tinha que subir de elevador, e quando o elevador estava cheio ?....kkkk )
      Convés, Náu catrineta, Tarantella, Farol da barra, Oswaldo
      dancin days no morro da urca....
      ir num pub londrino em botafogo, rua bambina, não lembro mais o nome.....
      boate new York city rua visconde de pirajá.....
      um karaokê que ficava na josé linhares esq de humberto de campos, perto da selva de pedra.....
      comer pizza do bela blu do leme....
      comer pizza numa pizzaria na rua dos jangadeiros, esqueci o nome
      comer founde no le chalet suisse na xavier da Silveira...
      comer no maxim’s na torre do rio sul...
      loja de doce, não lembro o nome na visconde silva – Humaitá
      bob’s da constante ramos, azulejo preto....
      la mole da dias ferreira.....
      restaurante japonês, putz não lembro o nome, ficava na av Sernambetiba, logo no início do recreio, no meio do mato e da junto à lagoa...
      cine rian.....
      importadoras na galeria Menescal, camiseta da adidas, rosa com 03 listas azuis no ombro.
      chico’s bar, piano bar anexo do castelo da lagoa.....maravilhoso......!!!!
      pizzaria guanabara, massa relativamente doce....uma delícia
      boate castel / Palace Club, no posto 6 no lobby do hotel....eu era sócio lá....rsrs
      bar da lagoa, maravilhoso.......fácil conhecer alguém lá...!!
      chaika em frente ao itanhangá
      boate calígula, no início da prudente de morais.....
      quem estava procurando alguém.......barril 1800, castelinho, um bar que não lembro o nome, na esquina da vieira souto com farme de amoedo; não acredito, esqueci o nome daquele bar na delfim moreira esquina de rainha guilhermina.
      num destes 04 voce “arrumava” alguém....rsrsrs.
      Comprar pipa em Copacabana
      Ir na sorveteria “Zero” em Copacabana
      Beco das garrafas no lido
      Namorar dentro do carro no arpoador, tranquilo, sem bandidos
      Comer sanduiche submarino no gordon do Leblon.
      Fazer uma “média” na farmácia Piauí no Leblon....a primeira e única 24 horas da época
      Comer salgados na cirandinha – av Copacabana
      Sorvete ricco
      Comprar roupa na loja da tavares na avenida copacabana

    • gustavo :

      vendo 1 ingresso ainda me chamem no whatsapp 31 988899277 meia premium 120

    • gustavo :

      vendo 1 ingresso premium meia 140