Enviando...

3.8k visualizações

Segunda, 29 de abril de 2019 por Redação Boa Diversão

Dia da Europa agita o sábado na Glória

Programação cultural gratuita entre países europeus movimenta a Praça Luis de Camões

  • compartilhar

  • whatsapp Google+

Foto: Divulgação

Praça Luis de Camões sedia mais uma edição do Dia da Europa

As diferentes culturas de países como França, Espanha, Alemanha, Dinamarca e muitas outras serão celebradas no próximo sábado, 04 de maio, das 12h às 21h, em mais uma edição do Dia da Europa na Praça Luis de Camões, na Glória.

A programação gratuita conta com a presença de 30 expositores entre comidas e bebidas típicas, apresentações de jazz, dança flamenca, oficinas de idioma, quiz cultural e atividades infantis.

“O Dia da Europa é um programa para toda a família viajar por diversas culturas sem precisar sair do Rio de Janeiro”, destaca Maibrit Thomsen diretora do Instituto Cultural da Dinamarca.

A iniciativa é da EUNIC Rio – Associação dos Institutos Culturais de países membros da União Europeia, que no Rio de Janeiro inclui: Goethe Institute, Instituto Cultural da Dinamarca, Aliança Francesa, Instituto Cervantes, British Council e Instituto Italiano di Cultura.

Foto: Divulgação

Expositores gastronômicos de culinárias típicas de países europeus participam do evento

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA:
Atividades - Palco Principal:
'NDIAZ: O grupo é composto por músicos de jazz que navegam de um país para outro, de uma dança para outra, destacando a música popular da França e do mundo. Youn Kamm e o seu trompete com memórias do Líbano e da Turquia; Yann Corre absorveu o forró brasileiro, Jérôme Kerihuel aperfeiçoou sua técnica de percussão na Índia, e Timothée Le Bour com o seu saxofone fecha o quarteto. 'NDiaz inventa uma música híbrida e globalizada. 

DEAN DANSKE SANG : Os músicos Fabrizio Claussen e Tibor Fittel apresentam releituras de canções tradicionais dinamarquesas, tanto eruditas quanto folclóricas, usando como instrumentação básica a voz, o piano, o acordeon e o atabaque.

CAMERATA LARANJEIRAS : A Camerata Laranjeiras é uma orquestra de cordas formada e liderada por jovens do Rio de Janeiro, que promove integração e transformação social através da música. O projeto cria uma rede colaborativa de especialistas que atuam na esfera da economia criativa, para capacitar jovens músicos de comunidades cariocas na cadeia produtiva da música, ampliando sua capacidade empreendedora. A ideia é que eles multipliquem o aprendizado nas suas comunidades e projetos. No repertório, canções dos Beatles, Baden Powell, Tom Jobim, A-ha, Kaoma, Coldplay, Tim Maia, entre outros.

DANÇA FLAMENCA : No palco, o brasileiro Renato Marques se apresenta junto da cia que leva o seu nome e ao lado da bailarina argentina Vanessa Dominguez. É uma oportunidade para o público compreender a cultura do flamenco, uma arte que surgiu na Espanha, mas o repertório abre espaço também para as influências cubanas. Entre os destaques, a versão flamenca para "Manhã de Carnaval", do filme 'Orfeu'. Com participação do guitarrista Pablo Vares e dos bailarinos Karime Khawaja, Milena Pessoa e Monique Houat.

Corredor Cultural:
Horário | 12h às 21h
Presença dos Institutos Culturais de países como Dinamarca, França, Itália, Alemanha e Espanha, além de stands da Suíça, Suécia e Noruega. Aqui, o público poderá se informar sobre dicas de intercâmbio, cursos, e como aprender a língua no Rio. A Livraria Francesa também estará no evento.

Área infantil:
Horário | 13h às 17h
Para as crianças a programação também é farta e tem duração de 5h. A partir das 13h, elas poderão se divertir com o grupo Corre Cutia e seus animadores brincantes
que prepararam várias recreações. Contação de histórias, como o “Historias y Canciones”, com Natalia Sarante, e também com o “Pé de Livro”, uma parceria da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro. Também haverá oficina de decoração de doces e “Italia dei Bambini”, uma oficina lúdica para os pequenos de 13 a 12 anos em italiano.

Tenda Cultural:
Horário | 13h às 18h
Aprendizado básico dos idiomas italiano, espanhol, dinamarquês, tcheco, francês, alemão e sueco.

SERVIÇO:
Dia da Europa 2019
Local: Praça Luís de Camões, Glória, Rio de Janeiro
Metrô: Glória
Dia 04 de maio de 2019, sábado
Horário: 12h às 21h
Entrada gratuita

  • compartilhar

  • whatsapp Google+
Eventos relacionados
  • Samba do Trabalhador

    Segunda, 22 de julho de 2019 às 16:30:00 horas

    Renascença Clube

    O repertório reúne clássicos de Moacyr Luz e parceiros, como A reza do samba...

  • Roda de Samba da Pedra do Sal

    Segunda, 22 de julho de 2019 às 18:00:00 horas

    Pedra do Sal - Rua Argemiro Bulcão, 38 - Saúde, Rio de Janeiro

    Localizada ao pé do Morro da Conceição, a Pedra do Sal ganhou este nome por...

» veja mais eventos
Notícias relacionadas » veja mais notícias
fotos e vídeos relacionados

Opinião dos usuários (0)

    top 5
    1. 1

      Saulo e Durval

      Sábado - 27/07 Marina da Glória 3208

    2. 2

      Réveillon Carneiros 2020

      Sexta - 27/12 2930

    3. 3

      Arraiá da Tardezinha

      Domingo - 28/07 Marina da Glória 2325

    4. 4

      Pagodeira

      Sábado - 27/07 2286

    5. 5

      Arraiá de Niterói

      Sábado - 03/08 1532

    lista completa de mais acessados »
    1. 1

      Arraiá da Tardezinha

      Domingo - 28/07 Marina da Glória 2

    2. 2

      Pagodeira

      Sábado - 27/07 1

    3. 3

      Réveillon Carneiros 2020

      Sexta - 27/12 0

    4. 4

      Let's Pipa 2020

      Sexta - 27/12 0

    5. 5

      Camarote Vivant!

      Sexta - 21/02 Sambódromo 0

    lista completa de mais pessoas vão »
    1. 1

      Réveillon Carneiros 2020

      Sexta - 27/12 0

    2. 2

      Let's Pipa 2020

      Sexta - 27/12 0

    3. 3

      Camarote Vivant!

      Sexta - 21/02 Sambódromo 0

    4. 4

      Camarote Vivant!

      Sábado - 22/02 Sambódromo 0

    5. 5

      Camarote Vivant!

      Domingo - 23/02 Sambódromo 0

    lista completa de mais comentados »
    Mais recentes
    • Rodrigo Gomes:

      Os garçons agem de má fé cobrando bebidas a mais, errando no troco e sequer dão comprovante fiscal. Péssima experiência, nunca mais volto!! E NÃO RECOMENDO!

    • lara prestes:

      Pedro Coelho é um filme muito divertido e obviamente como a maioria dos filmes animados tem uma mensagem muito linda, não se sei se você teve chance de ver. Quero vê-la novamente e aqui: https://br.hbomax.tv/movie/TTL617492/Pedro-Coelho encontrei os horários nos quais será transmitida. Juro que vale muito a pena ver porque apesar de que é uma historia feita completamente para crianças, sente que esta muito bem adequada para que qualquer membro da família possa ver e ficar encantado com a história. Super indico

    • Andromeda Andro:

      Este filme é um dos melhores do gênero de drama que estreou o ano passado. É impossível não se deixar levar pelo ritmo da historia. Em: https://br.hbomax.tv/movie/TTL712007/Professor-Marston-E-As-Mulheresmaravilha encontrei mais informação sobre o grande elenco do filme, quem fez possível a empatia com os seus personagens em cada uma das situações. Sem dúvida a veria novamente. Acho que é um dos melhores filmes que fizeram.

    • Gilberto Loss:

      Seria bem bacana uma atualização dessas informações desta página, pois servem de referência a muitas consultas sobre Niteroi e notamos a falta da principal Casa Noturna de Nikiti hoje, a Palm Night Club.Inaugurada em outubro de 2017, é um espaço sofisticado e bem localizado para até 1500 pessoas. Atualize aí esta página!!

    • diogo fd:

      Estava vendo fotos da cidade de Visconde de Maua em https://www.viscondedemaua.blog e a região é linda. Deve ser muito prazeroso.

      Quando será o proximo evento?

    • Amaral Souza De:

      Reveillon Barra Premium 2017 foi horrível muita confusão desorganização, falta de estrutura,(climatização do ambinte e dos sanitários) péssimo serviço: não havia garçons no salão, os músicos não fizeram a contagem regressiva pra 2018, não havia espaço kids, as crianças corriam no lounge sem segurança. . Uma convidada caiu machucou o tornozelo devido o desnível no piso. Filas quilométricas para tudo: chekin, serviço de bar e buffet, sanitários etc