Enviando...

2.6k visualizações

Segunda, 05 de maio de 2008 às 16:01:00 horas

Entrevista Zen Mechanics

  • compartilhar

  • whatsapp Google+

Zen Mechanics é um dos destaques da festa INNovation que acontece nesta sexta, 09 de maio em Niterói. Confira nesta entrevista alguns detalhes da carreira do artista.

Como você descreveria sua música para um estranho? Como define seu estilo musical?
Zen Mechanics – Eu já lancei uma grande variedade de músicas com estilos diferentes sob o nome Zen Mechanics: progressivo, full-on e ambient. Por isso é difícil descrever meu estilo em poucas palavras. Mas para resumir, eu diria que ele é profundo, cósmico e sexy.

O que te inspirou a produzir sua própria música? Que estilos ou artistas te inspiram?
Zen Mechanics – Minha eterna paixão pela música me inspirou a produzir meu próprio som. Tudo na vida pode servir de inspiração, inclusive viagens e festas. Mas para nomear alguns artistas que tiveram um papel importante na minha vida: Future Sound of London, the Orb, Eat Static, the Black Dog, Derrick May, System 7, Speedy J, Aphex Twin, Sasha & Digweed, Koxbox, Underworld, X-dream. E outros mais recentes: Extrawelt, Ace Ventura, Panick, Perfect Stranger, Headroom, Allaby, AMD, Sub6, Freq, Flipflop, Prometheus, Domestic.

O que podemos esperar do seu primeiro álbum? Há algum novo conceito por trás deste álbum que será lançado?
Zen Mechanics – Eu estou trabalhando pesado nesse primeiro álbum e espero terminá-lo até julho. O título é ´Off the Grid`. Não é um álbum conceitual, embora tenha sido muito inspirado pelas viagem que fiz (muitas músicas foram escritas no Brasil) e eu também quis criar algo eterno. Ele tem muita influência da ´oldschool` do trance, mas ao mesmo tempo também é futurista. Ele vai ser lançado pela Neurobiotic recs., pela Vision Quest no Japão e pela Carambola no Brasil e trará cerca de 10 faixas exclusivas, incluindo algumas parcerias com alguns dos meus artistas favoritos atualmente: Headroom, Flipflop e outros... Eu espero que isso seja o suficiente para deixar as pessoas na expectativa (risos).

Como você vê sua relação com a música no início da sua carreira e agora?
Zen Mechanics – No começo tudo era lindo, eu via um mundo inteiro se abrindo pra mim. Mas não mudou muito daquela época pra cá. Quando eu escuto minhas músicas antigas eu ainda sinto a mesma sensação, mas agora minha habilidade para produzir melhorou bastante. Agora, quando eu produzo uma música, eu a faço de uma maneira mais profissional. Agora eu sei que as minhas músicas são expostas a milhares de pessoas, nos maiores sistemas de som do mundo. Por isso, em vez de ficar brincando com sons bizarros só pra me divertir, eu tento constantemente fazer a melhor produção de que sou capaz... e isso pode ser um saco às vezes.

Você acredita que é capaz de passar alguma mensagem através da sua música? Se sim, o que você sente quando a festa flui em sintonia com sua música e capta sua mensagem?
Zen Mechanics - Se você substituir a palavra ´mensagem` por ´sentimento`, acredito que sim. O que há de mais maravilhoso a respeito da música é que ela transpassa mensagens, política, língua e nacionalidade. Especialmente na dance music onde tudo gira em torno de um sentimento primitivo de dançar ao som do tambor em unidade com a sua tribo. Há uma energia muito especial que emana e se espalha pela pista de dança que é essencialmente selvagem. E se isso acontece durante a minha apresentação, com a minha música isso, pra mim, é o que poderia acontecer de melhor, porque é exatamente isso que eu busco quando eu escrevo uma música.

Quais foram suas apresentações favoritas?
Zen Mechanics – 3rd Empire Party, no deserto de Israel. Foi como tocar em Marte para uma tribo de nômades psicodélicos. Boom Festival – 2006. Simplesmente o melhor festival psicodélico que eu já estive e foi uma grande honra tocar lá! Que louco! Universo Paralello -2006/07 – Foi o segundo melhor festival em que já estive. Há algo mágico quando você toca para 8000 pessoas sob várias palmeiras e a brisa do oceano

Você provavelmente teve alguma idéia do que seria ser reconhecido profissionalmente. É o que você esperava?
Zen Mechanics – É tudo muito diferente do que eu imaginei.

Quais são suas maiores satisfações e decepções em ser DJ e/ou produtor?
Zen Mechanics – Minha maior satisfação é todo o estilo de vida em geral. Todo dia eu me sinto abençoado por poder viver da minha paixão. Isso significa fazer música, viajar ao redor do mundo para os lugares mais lindos e exóticos, encontrar as pessoas mais alternativas que você possa imaginar, tocar nas melhores festas do planeta e ainda ser pago pra isso!!! Quanto às decepções... às vezes você pode sofrer um ´jetlag`, ou ficar horas num aeroporto com atrasos de vôos... e mesmo quando você está destruído, ainda tem que tocar em algum lugar. Mas isso são ossos do ofício... aliás, isso não é nada comparado a ficar preso no tráfego toda manhã pra ir pra algum trabalho chato de escritório!

Para onde caminha a cena trance? Você vê muitas mudanças desde quando começou sua carreira? Você se sente parte destas mudanças?
Zen Mechanics – Eu não queria parecer um hippie sentimental, mas eu vejo a cena trance se afastando cada vez mais daquilo pelo que me apaixonei anos atrás. A cena do trance psicodélico realmente costumava ser algo mágico e tenso... agora ela está cada vez mais parecida com um circo pop comercial. O mercado da Rave music inunda a massa com músicas estúpidas e sem alma. Eu acredito que nós estamos perdendo a noção do que toda essa cultura significa. Mas por sorte, ainda há muitas pessoas que compartilham dos meus sentimentos e ainda há boas músicas e boas festas sendo produzidas, inclusive esse ano apareceram algumas coisas muito boas... Eu sou um otimista. Nós somos todos parte disto e cada um faz a sua parte... Eu só vou continuar a fazer a música que eu quero ouvir e tenho esperança que ela proporcionará ótimas viagens às pessoas, na pista de dança.

A massificação do uso da internet e o desenvolvimento de novas ferramentas de comunicação proporcionam um canal a mais entre DJs e entre os DJs e o público. Você acha que esses fatores impulsionam uma evolução ou mudanças na música eletrônica de maneira mais dinâmica? Como são essas experiências e contato com o público e com outros DJs via internet? Quais contribuições para a cena eletrônica essa troca pode trazer?
Zen Mechanics – Eu não sou nenhum gênio com computadores, então eu acho bem legal essa facilidade de ter um espaço onde eu posso colocar meu perfil, minhas músicas e a agenda das minhas apresentações online. E eu também posso ter um retorno direto das pessoas que comentam sobre a minha música ou sobre alguma apresentação que eu acabei de fazer. Eu também acho legal a forma com que as barreiras entre artista e público vão ficando cada vez menores... é bom para ambos os lados. Com certeza, ferramentas como o Myspace trazem mudanças para a indústria fonográfica. Bandas desconhecidas podem construir uma base de fãs internacionais sem a ajuda dos selos. Em especial com relação à musica pop, as bandas agora podem fazer sucesso por causa das suas músicas e não porque uma gravadora investiu alguns bilhões de dólares em sua carreira, os colocou na MTV, em capas de revistas e pagou jabá para tocar suas músicas nas rádios 1000 vezes por dia. Nós estamos vivendo um período revolucionário para a música.

SAIBA MAIS... CLIQUE AQUI E CONFIRA AS INFORMAÇÕES COMPLETAS DESSE EVENTO

  • compartilhar

  • whatsapp Google+
Notícias relacionadas » veja mais notícias

Opinião dos usuários (0)

    top 5
    1. 1

      Rock no Morro

      Sábado - 15/06 Morro da Urca 2735

    2. 2

      Capital do Samba

      Domingo - 19/05 Marina da Glória 1945

    3. 3

      Festa do Tomate

      Sexta - 24/05 1706

    4. 4

      Capital do Samba

      Sábado - 18/05 Marina da Glória 1705

    5. 5

      Euphoria 20 Anos

      Sábado - 25/05 1367

    lista completa de mais acessados »
    1. 1

      Amor na Roça

      Sábado - 22/06 0

    2. 2

      Arraiá da Fundição

      Sexta - 14/06 Fundição Progresso 0

    3. 3

      WineJAZZ Festival

      Domingo - 05/05 0

    4. 4

      WineJAZZ Festival

      Sábado - 04/05 0

    5. 5

      WineJAZZ Festival

      Quinta - 02/05 0

    lista completa de mais pessoas vão »
    1. 1

      Amor na Roça

      Sábado - 22/06 0

    2. 2

      Arraiá da Fundição

      Sexta - 14/06 Fundição Progresso 0

    3. 3

      WineJAZZ Festival

      Domingo - 05/05 0

    4. 4

      WineJAZZ Festival

      Sábado - 04/05 0

    5. 5

      WineJAZZ Festival

      Quinta - 02/05 0

    lista completa de mais comentados »
    Mais recentes
    • Marcelo Camargo:

      farah festas...maravilhoso...na joatinga; vista , tipo de música, decoração, alimentação, boa companhia ( MARAVILHOSO )
      comer milho no bar bem em são conrado.....
      comer milho no bar “pot” em são conrado...
      ir nos motéis: Tokyo, Playboy, Xa Xa Xa, Barra tourist, Skorpios, Dunas, Marbella, Vip’s, King’s,
      Escort, Praia Linda, Verlaine no centro ( esse tinha que subir de elevador, e quando o elevador estava cheio ?....kkkk )
      Convés, Náu catrineta, Tarantella, Farol da barra, Oswaldo
      dancin days no morro da urca....
      ir num pub londrino em botafogo, rua bambina, não lembro mais o nome.....
      boate new York city rua visconde de pirajá.....
      um karaokê que ficava na josé linhares esq de humberto de campos, perto da selva de pedra.....
      comer pizza do bela blu do leme....
      comer pizza numa pizzaria na rua dos jangadeiros, esqueci o nome
      comer founde no le chalet suisse na xavier da Silveira...
      comer no maxim’s na torre do rio sul...
      loja de doce, não lembro o nome na visconde silva – Humaitá
      bob’s da constante ramos, azulejo preto....
      la mole da dias ferreira.....
      restaurante japonês, putz não lembro o nome, ficava na av Sernambetiba, logo no início do recreio, no meio do mato e da junto à lagoa...
      cine rian.....
      importadoras na galeria Menescal, camiseta da adidas, rosa com 03 listas azuis no ombro.
      chico’s bar, piano bar anexo do castelo da lagoa.....maravilhoso......!!!!
      pizzaria guanabara, massa relativamente doce....uma delícia
      boate castel / Palace Club, no posto 6 no lobby do hotel....eu era sócio lá....rsrs
      bar da lagoa, maravilhoso.......fácil conhecer alguém lá...!!
      chaika em frente ao itanhangá
      boate calígula, no início da prudente de morais.....
      quem estava procurando alguém.......barril 1800, castelinho, um bar que não lembro o nome, na esquina da vieira souto com farme de amoedo; não acredito, esqueci o nome daquele bar na delfim moreira esquina de rainha guilhermina.
      num destes 04 voce “arrumava” alguém....rsrsrs.
      Comprar pipa em Copacabana
      Ir na sorveteria “Zero” em Copacabana
      Beco das garrafas no lido
      Namorar dentro do carro no arpoador, tranquilo, sem bandidos
      Comer sanduiche submarino no gordon do Leblon.
      Fazer uma “média” na farmácia Piauí no Leblon....a primeira e única 24 horas da época
      Comer salgados na cirandinha – av Copacabana
      Sorvete ricco
      Comprar roupa na loja da tavares na avenida copacabana

    • Aline Costa:

      Bom dia !

    • Marcelo Camargo:

      rio anos 80

    • Marcelo Camargo:

      farah festas...maravilhoso...na joatinga; vista , tipo de música, decoração, alimentação, boa companhia ( MARAVILHOSO )
      comer milho no bar bem em são conrado.....
      comer milho no bar “pot” em são conrado...
      ir nos motéis: Tokyo, Playboy, Xa Xa Xa, Barra tourist, Skorpios, Dunas, Marbella, Vip’s, King’s,
      Escort, Praia Linda, Verlaine no centro ( esse tinha que subir de elevador, e quando o elevador estava cheio ?....kkkk )
      Convés, Náu catrineta, Tarantella, Farol da barra, Oswaldo
      dancin days no morro da urca....
      ir num pub londrino em botafogo, rua bambina, não lembro mais o nome.....
      boate new York city rua visconde de pirajá.....
      um karaokê que ficava na josé linhares esq de humberto de campos, perto da selva de pedra.....
      comer pizza do bela blu do leme....
      comer pizza numa pizzaria na rua dos jangadeiros, esqueci o nome
      comer founde no le chalet suisse na xavier da Silveira...
      comer no maxim’s na torre do rio sul...
      loja de doce, não lembro o nome na visconde silva – Humaitá
      bob’s da constante ramos, azulejo preto....
      la mole da dias ferreira.....
      restaurante japonês, putz não lembro o nome, ficava na av Sernambetiba, logo no início do recreio, no meio do mato e da junto à lagoa...
      cine rian.....
      importadoras na galeria Menescal, camiseta da adidas, rosa com 03 listas azuis no ombro.
      chico’s bar, piano bar anexo do castelo da lagoa.....maravilhoso......!!!!
      pizzaria guanabara, massa relativamente doce....uma delícia
      boate castel / Palace Club, no posto 6 no lobby do hotel....eu era sócio lá....rsrs
      bar da lagoa, maravilhoso.......fácil conhecer alguém lá...!!
      chaika em frente ao itanhangá
      boate calígula, no início da prudente de morais.....
      quem estava procurando alguém.......barril 1800, castelinho, um bar que não lembro o nome, na esquina da vieira souto com farme de amoedo; não acredito, esqueci o nome daquele bar na delfim moreira esquina de rainha guilhermina.
      num destes 04 voce “arrumava” alguém....rsrsrs.
      Comprar pipa em Copacabana
      Ir na sorveteria “Zero” em Copacabana
      Beco das garrafas no lido
      Namorar dentro do carro no arpoador, tranquilo, sem bandidos
      Comer sanduiche submarino no gordon do Leblon.
      Fazer uma “média” na farmácia Piauí no Leblon....a primeira e única 24 horas da época
      Comer salgados na cirandinha – av Copacabana
      Sorvete ricco
      Comprar roupa na loja da tavares na avenida copacabana

    • gustavo :

      vendo 1 ingresso ainda me chamem no whatsapp 31 988899277 meia premium 120

    • gustavo :

      vendo 1 ingresso premium meia 140